Heloooo
Até aqui podemos compreender os ReDE e suas implicação para o campo da educação, como também a evolução do processo de informação e comunicação que faz surgir novas tendências pedagógicas, a exemplo da interatividade.
Bem... podemos dizer que a convergênica entre os termos TIC e TDIC também são furto do mesmo processo evolutivo que ingendrou na sociedade uma nova cultura voltada para as relações no ciberespaço. Nesse sentido, a convergência entre os dois termos é uma discussão muito pertinente para o campo
da educação, pois envolve o processo evolutivo da comunicação e o surgimento de
tendências pedagógicas que modificam a forma como o sujeito aprende e busca
aprender. A diferença entre os termos tecnologias de informação e
comunicação (TIC) e tecnologias digitais de informação e
comunicação (TDIC), a grosso modo, se caracteriza no acréscimo da
palavra "digital", a exemplo da TV em tubo de configuração analógica
que hoje em dia coordena funções mais interativas e digital.
Para melhor exemplicar a convergência entre os dois termos, vamos analisar as duas imagens e depois comentar no post as impressões de vocês:
Imagem 1 - Exemplo de TIC
Fonte: edisciplinas.usp Imagem 2 - Exemplos de TDIC |
Fonte: edisciplinas.usp |
Detalhando mais profundamente os conceitos TIC e TDIC, Bertoldo et al (2018) afirmam que as TIC é todo tipo de tecnologia que pode ser utilizada para comunicar e/ou informar acerca de um fato, o que na educação remete a construir e intercambiar novos conhecimentos afim de promover a aprendizagem, já o termo TDIC, é para Pimentel (2017) a circulação e a convergência de informações de forma mais ampliada, que devido a velocidade das informações se dá a curto prazo e em vasto alcance geográfico. Veja que os formatos de tecnologia podem facilitar a comunicação, seja em espaços físicos ou a longas distâncias, a exemplo do rádio, que desde décadas afins, não deixou de existir, assim, podemos observar que um termo não se sobrepõe ao outro, mas se complementa no sentido de promover informação e comunicação, seja qual for o objeto ou o dispositivo do contato (carta, tv, rádio, computador, smartphone), que se bem utilizado para fins educacionais, pode se converter em metodologias ativas para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem de sujeitos em formação.
______________
Referência
[Livro] PIMENTEL, F. A
Aprendizagem das crianças na Cultura Digital. 2ª ed. rev e ampl. Maceió:
Edufal, 2017.
[Livro] BERTOLDO, Haroldo Luiz. SALTO, Francisco. MILL,
Daniel. Tecnologias da Informação e
Comunicação. In. MILL, Daniel (org.).
Dicionário crítico de educação e tecnologias e de educação à distância.
Campinas: Papirus, 2018
Comentários
Postar um comentário