Pular para o conteúdo principal

Abertura

     

Thy Ways, capturada por Luiz Felipe Martins

      Nesse primeiro diálogo abre-se um caminho de possibilidades para buscar novos conhecimentos, pois segundo Freire (2018), o diálogo é a chave da libertação. Nesse sentido, o espaço ANA configura-se num portfólio de informações construídas, colhidas e administradas a partir de interações interpessoais, nas quais o principal foco é educar-se no todo e aprender através de intercâmbios de experiências que se formam dentro e fora da sala de aula, pois tratar de educação sem ao menos dialogar, é não se permitir a conhecer o mundo e a sua diversidade.
      O título desse post não alude tão somente a abertura do portfólio e início das atividades, mas também a abertura de novos caminhos para levar conhecimento a quem interessa e precisa... Tal possibilidade é um desafio para os estudantes da disciplina de Recursos Educacionais Digitais, que as quintas do semestre letivo da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), trabalharão conteúdos desafiadores, com foco na colaboração e na coletividade de ações educacionais e suas resolutivas.
      Segundo o mentor da disciplina, o Prof. Fernando Pìmentel, a intenção é que ninguém fique parado (no sentido de não se restringir apenas as discussões em sala de aula), pois a disciplina incorpora uma metodologia multidinâmica com informações e problemáticas a serem discutidas e solucionadas no espaço de formação (sala de aula) e na interconectividade de seus atores (blog). Para tanto, encontro-me motivado com a proposta da disciplina, no sentido de que necessitamos constituirmo-nos como movimento para pensar as estruturas organizacionais e evolutivas da sociedade da informação - aquela originada com a era digital - e possibilitar aos estudantes oriundos dessa geração o poder de escolha junto às aprendizagens desafiadoras.
      Finalmente, espero dialogar muito neste espaço, que além de blog carrega um sentimento muito significativo e lindo em seu nome.

Até a próxima internautas!

-----------------------------------------------

REFERÊNCIA

      

Comentários

  1. Parabéns pela homenagem para a Profa Anamelea

    ResponderExcluir
  2. Olá, estamos esperando que você atualize seu blog com os estudos indicados pelo problema 1.
    1. Qual o conceito de Tecnologia?
    2. Qual o conceito de Tecnologia da Informação e Comunicação?
    3. Qual o conceito de Tecnologia Digital da Informação e Comunicação?
    4. Qual o conceito de Recursos Digitais Educacionais?
    5. Quais os discursos que existem no meio do povo e que denotam desconhecimento do que seja tecnologia e como ela pode ser utilizada em sala de aula?
    6. Como deve ser a formação de professores para o uso dos Recursos Digitais Educacionais?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, querido! O blog segue o fluxo semanal, de uma postagem por semana, mas ultimamente o tempo não tem sido justo comigo, muitos compromissos no campo da pesquisa me impossibilitaram de atualizar o blog num fluxo continuio... Mas peço que não deixe de acompanhar as minhas postagens!

      Abraços!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Robótica educacional e cultura maker

Se a dez anos atrás alguém nos dissesse que a robótica invadiu a sala de aula, diríamos: “vamos para casa nos esconder que a escola será invadida por alienígenas”, mas durante o ciclo evolutivo no qual o universo se modernizou, imbricamos uma cultura digital de personificação, que nos torna migrante e nativos digitais, respectivamente. De acordo com Campos (2019, p. 13), parafraseando D’Abreu (2007), a robótica, no contexto educacional, é um ramo da tecnologia que engloba mecânica, eletrônica e computação, além disso, viabiliza sistemas compostos por máquinas, de forma manual ou automática, que proporciona trabalhar com o desenho e a construção de dispositivos capazes de desenvolver tarefas humanas em sistemas de inteligência. Duas das teorias da aprendizagem que podem confirmar a potência didática da robótica educacional, são o CONSTRUTIVISMO e o CONSTRUCIONISMO. Segundo Piaget (1974) o construtivismo imbrica a manipulação de artefatos que compõe uma capacidade do outro aprender ...

Jogos digitais como perspectiva de aprendizagem

Olá internautas! No post de hoje vamos abordar a temática “jogos digitais na educação”, mas, a priori gostaria de começar este post fazendo referências aos meus amigos Sara Egito e Maviael pela partilha de conhecimentos acerca da temática, apresentada em sala de aula conosco.             Bem, sou adepto de jogos desde a infância, tendo praticado brincadeiras, jogos e games, que só pude diferenciar quando me tornei educador e aprendi que entre estes termos (brincar e jogar) existe diferença, inclusive de memória afetiva, pois em minha época de infância, tudo era brincadeira/aventura. Mas deixemos esse assunto de lado, pois eu não quero revelar a minha idade... Quem nunca ouviu a mamãe dizer: “menino, larga esse videogame e vem dormir!” Ou “Você está de castigo e ficará sem videogame por uma semana!”?    Na obra de Prensky (2010), de título “Não me atrapalhe, mãe – estou aprendendo!”, o autor faz referência a com...

Post 3 - TIC e TDIC

Heloooo         Até aqui podemos compreender os ReDE e suas implicação para o campo da educação, como também a evolução do processo de informação e comunicação que faz surgir novas tendências pedagógicas, a exemplo da interatividade.        Bem... podemos dizer que a convergênica entre os termos TIC e TDIC também são furto do mesmo processo evolutivo que ingendrou na sociedade uma nova cultura voltada para as relações no ciberespaço. Nesse sentido, a  convergência entre os dois termos é uma discussão muito pertinente para o campo da educação, pois envolve o processo evolutivo da comunicação e o surgimento de tendências pedagógicas que modificam a forma como o sujeito aprende e busca aprender. A diferença entre os termos  tecnologias de informação e comunicação  (TIC) e  tecnologias digitais de informação e comunicação  (TDIC), a grosso modo, se caracteriza no acréscimo da palavra "digital", a exemplo da TV em...