Pular para o conteúdo principal

Abertura

     

Thy Ways, capturada por Luiz Felipe Martins

      Nesse primeiro diálogo abre-se um caminho de possibilidades para buscar novos conhecimentos, pois segundo Freire (2018), o diálogo é a chave da libertação. Nesse sentido, o espaço ANA configura-se num portfólio de informações construídas, colhidas e administradas a partir de interações interpessoais, nas quais o principal foco é educar-se no todo e aprender através de intercâmbios de experiências que se formam dentro e fora da sala de aula, pois tratar de educação sem ao menos dialogar, é não se permitir a conhecer o mundo e a sua diversidade.
      O título desse post não alude tão somente a abertura do portfólio e início das atividades, mas também a abertura de novos caminhos para levar conhecimento a quem interessa e precisa... Tal possibilidade é um desafio para os estudantes da disciplina de Recursos Educacionais Digitais, que as quintas do semestre letivo da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), trabalharão conteúdos desafiadores, com foco na colaboração e na coletividade de ações educacionais e suas resolutivas.
      Segundo o mentor da disciplina, o Prof. Fernando Pìmentel, a intenção é que ninguém fique parado (no sentido de não se restringir apenas as discussões em sala de aula), pois a disciplina incorpora uma metodologia multidinâmica com informações e problemáticas a serem discutidas e solucionadas no espaço de formação (sala de aula) e na interconectividade de seus atores (blog). Para tanto, encontro-me motivado com a proposta da disciplina, no sentido de que necessitamos constituirmo-nos como movimento para pensar as estruturas organizacionais e evolutivas da sociedade da informação - aquela originada com a era digital - e possibilitar aos estudantes oriundos dessa geração o poder de escolha junto às aprendizagens desafiadoras.
      Finalmente, espero dialogar muito neste espaço, que além de blog carrega um sentimento muito significativo e lindo em seu nome.

Até a próxima internautas!

-----------------------------------------------

REFERÊNCIA

      

Comentários

  1. Parabéns pela homenagem para a Profa Anamelea

    ResponderExcluir
  2. Olá, estamos esperando que você atualize seu blog com os estudos indicados pelo problema 1.
    1. Qual o conceito de Tecnologia?
    2. Qual o conceito de Tecnologia da Informação e Comunicação?
    3. Qual o conceito de Tecnologia Digital da Informação e Comunicação?
    4. Qual o conceito de Recursos Digitais Educacionais?
    5. Quais os discursos que existem no meio do povo e que denotam desconhecimento do que seja tecnologia e como ela pode ser utilizada em sala de aula?
    6. Como deve ser a formação de professores para o uso dos Recursos Digitais Educacionais?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, querido! O blog segue o fluxo semanal, de uma postagem por semana, mas ultimamente o tempo não tem sido justo comigo, muitos compromissos no campo da pesquisa me impossibilitaram de atualizar o blog num fluxo continuio... Mas peço que não deixe de acompanhar as minhas postagens!

      Abraços!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Laboratórios virtuais de aprendizagem e suas implicações na prática experimental

Oi gente, tudo bem por aqui? Essa semana vamos descobrir o que são e para que servem os Laboratórios Virtuais de Aprendizagem (LVA), como perspectiva para a aprendizagem formal. Nesse sentindo, conduzi a pesquisa em: Amaral et al (2011), que classifica a interatividade presente nos LVA, a partir da sua utilização prática; Pinheiro et al (2015), que dialoga a respeito dos software de simulação; Pimentel (2010), que apresenta os desafios da tutoria via interação on-line; Silva e Mercado (2019) que detalham um experimento com objetos de aprendizagem em experimentação em física. Inicialmente, gostaria de dizer que a Emanuelly é o presentinho da vez, pois na semana passada ela nos apresentou o caso da professora Clara, que durante a sua formação em Física, participou de várias intervenções pedagógicas durante o Estágio Supervisionado, utilizando o software de simulação Phet, para substituir atividades experimentais presenciais. Quando Clara passa a atuar como docente, tenta imple...

DIÁLOGOS PERTINENTES ACERCA DOS OBJETOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM E DOS RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS

  Oi gente, tudo bem? A tarefa de hoje remete a minha iniciação científica e história acadêmica na UFAL, REA foi a temática que eu abracei na iniciação científica e que escolhi estudar no meu TCC, apresentado em agosto de 2018 e publicado pela REDOC em 2019 ( https://doi.org/10.12957/redoc.2018.37803 ). Talvez essa também tenha sido a trajetória de Maria, do caso apresentado pelos colegas Roberto e Davi Gregório (os meninos), pois a mesma discursa com muito afinco sobre as possibilidades de uso e aprendizagem com recursos educacionais abertos (REA) e em objetos virtuais de aprendizagem (OVA), tanto que fica transparente a sua construção pessoal como pesquisadora na área. Assim como Maria, eu também me preocupo com as condições dos materiais didáticos dispostos na educação, porque nem sempre eles atendem a realidade dos sujeitos aprendizes, pois veja: um guia didático produzido numa aldeia indígena por Índios é diferente de um artigo produzido por antropólogos para a div...

ESPAÇOS HÍBRIDOS, MODAIS, PERVASIVOS E UBÍQUOS: perspectivas do tempo-espaço escolar

Fonte:  https://www.stitcher.com/podcast/anchor-podcasts/sala-de-aula-invertida Na esperança de que a rodada seja decidida aos 45 do segundo tempo, saúdo a todos com um leve bom dia! Desculpe-me a demora em postar novos dados, acontece que eu resolvi seguir o conselho de Sara e Ísis e descansar algumas horinhas para acompanhar as coisas no segundo tempo. Vale ressaltar que nem só de likes vive uma pessoa, antes alguns transtornos pessoais precisam ser resolvidos... É época da dissertação, da inserção do projeto na Plataforma Brasil e uma série de outras coisas que vão linkando a nossa vida pessoal a nossa vida acadêmica, nos obrigando a fazer escolhas.             Saindo do escanteio, hoje vamos dialogar sobre ESPAÇOS HÍBRIDOS, MULTIMODAIS, PERVASIVOS E UBÍQUOS e eu gostaria de começar com um breve relato a partir do áudio que recebi de Ísis, que me ajudou a filtrar esses conceitos e a dinamizar as minhas leituras. ...