Chega mais!
Preparei uma coletânia com quatro publicações, na qual irei discutir algumas temáticas sobre Recursos Digitais Educacionais, utilizando alguns materiais que facilitem o nosso entendimento acerca dos temas: i) recursos digitais em educação (ReDE); ii) a diferença entre os termos TIC e TDIC; iii) interação e interatividade e iv) metodologias ativas, apresentando o contributo destes temas para a área da educação, através da midiatização e divulgação de conteúdos aqui no blog.
Sabemos que a metodologia da disciplina Recursos Educacionais Digitais, segue o modelo de PBL (resolução de problemas), no qual trabalha temáticas que justifica e conduz um ou mais melhoramentos para o problema a ser solucionado. Nesse sentido, a ferramenta blog está como perspectiva para informar e divulgar as atividades da disciplina, bem como articular contatos com outros estudantes, afim de lançar semanalmente matérias relacionadas as experiências de aprendizagem em sala de aula com ReDE.
Nessa perspectiva, observamos que o blog é um ReDE, porque nele conduz-se a aprendizagem adquirida no curso da disciplina e além de registrar essas aprendizagens, sua eficácia permite compartilhar, divulgar e discutir temáticas, até então, pouco discutidas no cenário da educação. Assim, parto desse pressuposto para discutir quatro temas direcionados a aprendizagem com tecnologias, ordenados em:
- Post 1 - Recursos digitais educacionais;
- Post 2 - Interação e interatividade;
- Post 3 - TIC e TDIC;
- Post 4 - Metodologias ativas.
Vamos Comerçar?
Segundo
Churchill (2017) os ReDE se apresentam como tecnologias beaseadas em conteúdos
produzidos para fins pedagógicos, que são elaborados com vistas a permitir que
qualquer pessoa aprenda utilizando algum tipo de mídia. No caso da ferramenta
blog, esta se configura como um ReDE porque promove, propaga e conduz
conhecimentos, além de oferecer instrumentos que lhe permite ser um espaço de
interações e interatividade entre professores, estudantes e as TIC que se
intercambiam para produzir novos conhecimentos.
Nesse
sentido, podemos dizer que os ReDE são fruto do processo evolutivo das
tecnologias de informação e comunicação (TIC), que segundo Pinto (2007) são
geradas pela necessidade que as pessoas tem de se informatizar. Trazendo como
contraponto para a sociedade o surgimento da cibercultura, que imbrica ações
sistematizadas que facilitam não só a comunicação, mas também a vida em
sociedade, Lévy (1999) afirma que não só o surgimento dos sistemas modificam a
forma de vida das pessoas, mas também faz surgir termos para nomear ações e
funções sistêmicas que surgiram com o advento das tecnologias, que podemos
denominar de tendências pedagógicas, exemplo: mobilidade, web semântica, e-leaning, gadget e
entre outros (BEHAR, 2019).
Ainda de acordo com Lévy (1999), um dos termos que
mais se utiliza quando se fala em aprendizagem com mídias é o termo
"interatividade", que na visão do mesmo é o que dá nome a forma de
humanos se comunicarem utilizando alguma ferramenta tecnológica que possa
mediar a comunicação e tem contato direto com o processo evolutivo das
tecnologias, sobretudo, entre os séculos 19 e 20.
Para saber de onde surge o termo interatividade, te espero no post 2...
___________________
Referências:
[Livro] BEHAR, Patricia. A. (org.). Recomendações pedagógicas em educação a distância. Porto Alegre: Penso, 2019.
[Livro] CHURCHIL, D. Digital Resources for Learning. Singapore: Springer, 2017.
[Livro] LÈVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.
[Livro] PINTO, Anamelea C. A inter-relação dos campos e da comunicação: por uma lógica da comunicação educacional. In.: PINTO, A. C.; COSTA, C. J. S.; HADDAD, L. Formação do pesquisador em educação: questões contemporâneas. Maceió: Edufal, 2007, p. 315-332.
Para saber de onde surge o termo interatividade, te espero no post 2...
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Referências:
[Livro] BEHAR, Patricia. A. (org.). Recomendações pedagógicas em educação a distância. Porto Alegre: Penso, 2019.
[Livro] CHURCHIL, D. Digital Resources for Learning. Singapore: Springer, 2017.
[Livro] LÈVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.
[Livro] PINTO, Anamelea C. A inter-relação dos campos e da comunicação: por uma lógica da comunicação educacional. In.: PINTO, A. C.; COSTA, C. J. S.; HADDAD, L. Formação do pesquisador em educação: questões contemporâneas. Maceió: Edufal, 2007, p. 315-332.
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