Continuação...
No post anterior "Recursos digitais educacionais", falei um pouco sobre os ReDE e como eles se constituiram como recursos de aprendizagem apartir do advento das tecnologias, já introduzindo a temática de interação e interatividade.
Bem, vamos lá!
Post 2 - Interação e interatividade
No post anterior "Recursos digitais educacionais", falei um pouco sobre os ReDE e como eles se constituiram como recursos de aprendizagem apartir do advento das tecnologias, já introduzindo a temática de interação e interatividade.
Bem, vamos lá!
Post 2 - Interação e interatividade
Podemos
dizer que o advento das tecnologias, que imbrica na cibercultura, também
dinamiza os processos de comunicação e informação em interação, bem como a
construção de conhecimentos acionáveis, que por meio de tecnologias digitais
são capazes de atravessar fronteiras físicas e se convertem em formatos úbiquos
de aprendizagem com interatividade. Assim, interagir sob condições de comunicação
é trocar experiências afim de colher resultados significativos na construção de
um dado conhecimento e interatividade é se conectar com vários sujeitos por
meio de tecnologias, sem necessariamente se fazer presente num dado espaço e
tempo, sendo a tecnologia mediadora da discussão (PIMENTEL, 2013; SILVA, 2014).
Eu acho muito interessante quando Marco Silva fala que
interatividade na educação remete a felicidade, pois quando o sujeito consegue
utilizar tecnologia para se comunicar/aprender, em muitas vezes, ele se sentirá
afetado e buscará os mesmos meios para adquirir mais conhecimentos. Numa
palestra otimista de Mário Sério Cortella na Bienal de Alagoas de 2017, ele
repetiu um breve relato de uma de suas obras, que não me recordo qual das, mas ele
disse que as coisas antigas não pdoem ser desprezasas, porque na modernidade
elas são aprimoradas e passam a ter outro nome, mas no fundo no fundo elas
partiram das coisas antigas. Digamos, então, que o termo interação é a
antiguidade e o termo interatividade a modernização do seu termo de origem. O
mesmo pode se repetir na convergência do termo TIC para o atual TDIC.
Veja esse vídeo de Marco Silva, abordando o tema interatividade e depois me comentem aqui o que vocês entenderam a partir da visão do autor sobre interatividade e interação:
Aguardo cartas ... risos... !
______________________
Referências:
[Livro] PIMENTEL,
Fernando. Interação on-line: um desafio da tutoria. Maceió: Edufal, 2013.
[Livro] SILVA, Marco.
Sala de aula interativa: educação, comunicação, mídia clássica... São Paulo:
Edições Loyola. 7, ed. 2014.
Comentários
Postar um comentário