Ufaaa
Chegamos ao final da nossa coletânea... E aqui discutiremos a respeito das metodologias ativas e suas implicações na educação.
Post 4 - METODOLOGIAS ATIVAS
Chegamos ao final da nossa coletânea... E aqui discutiremos a respeito das metodologias ativas e suas implicações na educação.
Post 4 - METODOLOGIAS ATIVAS
Fonte: Nova Escola |
Atualmente muito se fala em educação libertadora e estudante como o centro da aprendizagem, pois bem, metodologias ativas, na visão de muitos pesquisadores é um processo de inserção do estudante como principal agente responsável por sua própria aprendizagem, oferecendo ao mesmo recursos multimidiáticos e pedagógicos que o auxiliem na construção, condução e aquisição de novos conhecimentos.
Para Macedo et al (2018), as metodologias ativas, decorrente MA, advém de uma concepção de educação crítico-reflexiva com base em estímulo no processo de ensino e aprendizagem, o que significa, que o sujeito se envolve com o conhecimento buscando ele próprio auternativas e formas de aprender determinado conteúdo. Um grande exemplo de MA e que podemos constatar nessa disciplina é a metodologia da problematização, conhecida como problem based learning (PBL), no qual o professor apresenta um problema real ou simulado com base nos temas fundamentais, que oportunizam ao estudante criar estratégias de resolução por meio da expertises da sua área de conhecimento, afim de prepará-lo para atuar na vida profissional.
No blog da Sara, ela apresenta algumas condicionantes do papel do professor na utilização e incorporação de metodologias ativas para o processo de ensino e aprendizagem, são elas:
·
Apoiar a perspectiva/entendimento do estudante;
·
Apoiar o desenvolvimento do estudante;
·
Prover recursos motivacionais;
·
Apresentar explicações concisas sobre os
conteúdos e atividades sugeridas;
·
Usar uma linguagem que não seja controladora;
·
Ter paciência com o ritmo de aprendizagem de
seus estudantes
·
Reconhecer e aceitar as expressões negativas.
Com isso, entende-se que as metodologias ativas não retira a importância do professor em sala de aula, mas oportuniza o maior número de vivências práticas que um estudante pode ter durante o seu processo de formação profissional, agregando valores bastante significativos para a vida e fortalecendo o papel do docente que deve buscar o aprimoramento da sua profissão.
Espero que tenham gostado, aguardo vocês nas minhas próxima incursões, até mais!
_____________________
Referência
[Artigo] MACEDO, K. D. D. S., Acosta, B. S., Silva, E. B., Souza, N. S., Beck, C. L. C., & Silva, K. K. D. (2018). Metodologias ativas de aprendizagem: caminhos possíveis para inovação no ensino em saúde. Esc Anna Nery, 22(3), e20170435.
Comentários
Postar um comentário