Realidade virtual e realidade aumentada
No
post de hoje a gente vai tentar compreender qual o conceito e a
dissociação entre os termos realidade virtual (RV) e realidade aumentada (RA). Mas,
antes de tudo precisamos entender de onde surge esses dois conceitos e de que
forma conduzem uma perspectiva de aprendizagem.
Bem,
a RV e a RA parte do virtual, que segundo Lévy (2003) significa algo que ocorre
fora da realidade, ou seja, numa dimensão virtual. Nada mais é do que a transformação
de um modo de ser (real) para um outro (virtual) (LÉVY, 2003).
Nesse
contexto, Tori, Hounsell e Kirner (2018), afirmam que o VIRTUAL se refere a
ambiência, quando dispositivos digitais podem ser manipulados e redirecionados
de forma imaterial e que o REAL se refere a ambientes que o usuário de
tecnologia considere como parte da sua realidade social.
Nessa
perspectiva, podemos afirmar que o processo de virtualização que ocorre na
educação, consiste em aprimorar as formas de aprendizagem reais com as
tecnologias digitais atuais, a exemplo da RV e RA, na qual, ambas integram uma
realidade de convergência que surge no físico e se idealiza no virtual.
Seguindo...
O que é RV e RV?
Segundo
Tori e Kirner (2006), RV é a fundamentação da interface avançada do usuário,
configura o acesso de alguma aplicação feita por computador, capaz de promover
visualização e movimentação em espaços tridimensionais - em tempo real -, ao
mesmo tempo em que possibilita a interação com os elementos da interface
digital.
RA,
conforme Cabero (2016), é uma realidade mista, composta por elementos de natureza
digital e física, que determina a inter-relação entre uma ação em tempo real, uma
informação digital e uma informação física.
Já
a dissociação entre os dois produtos, consiste na transposição da informação no
momento de utilização de RV ou RA, acontece que, segundo Tori e Kirner (2006),
RA transporte a informação do ambiente virtual para o ambiente real (do
usuário), sendo a fórmula contrária da RV.
Vejam
que legal a explicação desse vídeo:
Referências
CABERO A. J.
Presentación: Aplicaciones de la Realidad Aumentada en educación. EDMETIC,
[S.l.], v. 6, n. 1, p. 4-8, dec. 2016. ISSN 2254-0059. Disponível em:
<https://www.uco.es/ucopress/ojs/index.php/edmetic/article/view/5805/5437>.
Acesso em: 13 de nov. de 2019 doi: https://doi.org/10.21071/edmetic.v6i1.5805.
LÉVY, Pierre. Que é o
Virtual?, O. Editora 34, 2003.
TORI, Romero; KIRNER,
Claudio. Introdução e conceituação. In: TORI, Romero; KIRNER, Claudio;
SISCOUTO, Robson (Orgs.). Fundamentos e Tecnologias da Realidade Virtual e
Aumentada. 2006. Disponível em:
http://www.ckirner.com/download/capitulos/Fundamentos_e_Tecnologia_de_Realidade_Virtual_e_Aumentada-v22-11-06.pdf.
Acesso em: 13 de nov. de 2019.
TORI, Romero; HOUNSELL,
Marcelo; KIRNER, Claudio. Realidade Virtual. In: TORI, Romero; HOUNSELL,
Marcelo. Introdução a Realidade Virtual e Aumentada. 2018. Disponível
em: http://www.de.ufpb.br/~labteve/publi/2018_livroRVA.pdf. Acesso em: 13 de
nov. de 2019.
Olá prof. Júlio! Que tal registrar aqui seu percurso na disciplina e apresentar que habilidades e competência percebe que está desenvolvendo com a nossa disciplina? O último PBL (RA e RV) foram significativos para sua proposta metodológica em suas futuras aulas?
ResponderExcluirAno que vem! hahahaha
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