Pular para o conteúdo principal

Homenagem a Profa. Anamelea


Foto: Andréa Ito

Oi gente, tudo bem?

Hoje é um dia um tanto expressivo em minha vida, dia em que a pessoa que dá nome e voz a este humilde blog completaria mais uma primavera em sua vida. Ana, uma ser humano incrível, conhecedora de várias culturas, de vários lugares, dona de um coração gigante e um amor tão grande quanto a sua expertise.  Sinto sua falta, minha linda, todos os dias, carrego comigo o sorriso e as lembranças que você deixou. Aproveito este espaço para lhe escrever afim de que chegue a você a minha gratidão por tudo que sou, que tu me ajudaste a ser/sentir e pelo universo acadêmico do qual faço parte e não pretendo jamais me desconectar.

Parabéns por seu dia, amiga. Que sua estrela continue brilhando no céu e nos iluminando nesses dias tão escuros. Mon “petit ami (no francês pode ter um duplo sentido, mas aqui tem relação direta ao carinho que sinto por você)”.

Obrigado!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Laboratórios virtuais de aprendizagem e suas implicações na prática experimental

Oi gente, tudo bem por aqui? Essa semana vamos descobrir o que são e para que servem os Laboratórios Virtuais de Aprendizagem (LVA), como perspectiva para a aprendizagem formal. Nesse sentindo, conduzi a pesquisa em: Amaral et al (2011), que classifica a interatividade presente nos LVA, a partir da sua utilização prática; Pinheiro et al (2015), que dialoga a respeito dos software de simulação; Pimentel (2010), que apresenta os desafios da tutoria via interação on-line; Silva e Mercado (2019) que detalham um experimento com objetos de aprendizagem em experimentação em física. Inicialmente, gostaria de dizer que a Emanuelly é o presentinho da vez, pois na semana passada ela nos apresentou o caso da professora Clara, que durante a sua formação em Física, participou de várias intervenções pedagógicas durante o Estágio Supervisionado, utilizando o software de simulação Phet, para substituir atividades experimentais presenciais. Quando Clara passa a atuar como docente, tenta imple...

DIÁLOGOS PERTINENTES ACERCA DOS OBJETOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM E DOS RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS

  Oi gente, tudo bem? A tarefa de hoje remete a minha iniciação científica e história acadêmica na UFAL, REA foi a temática que eu abracei na iniciação científica e que escolhi estudar no meu TCC, apresentado em agosto de 2018 e publicado pela REDOC em 2019 ( https://doi.org/10.12957/redoc.2018.37803 ). Talvez essa também tenha sido a trajetória de Maria, do caso apresentado pelos colegas Roberto e Davi Gregório (os meninos), pois a mesma discursa com muito afinco sobre as possibilidades de uso e aprendizagem com recursos educacionais abertos (REA) e em objetos virtuais de aprendizagem (OVA), tanto que fica transparente a sua construção pessoal como pesquisadora na área. Assim como Maria, eu também me preocupo com as condições dos materiais didáticos dispostos na educação, porque nem sempre eles atendem a realidade dos sujeitos aprendizes, pois veja: um guia didático produzido numa aldeia indígena por Índios é diferente de um artigo produzido por antropólogos para a div...

ESPAÇOS HÍBRIDOS, MODAIS, PERVASIVOS E UBÍQUOS: perspectivas do tempo-espaço escolar

Fonte:  https://www.stitcher.com/podcast/anchor-podcasts/sala-de-aula-invertida Na esperança de que a rodada seja decidida aos 45 do segundo tempo, saúdo a todos com um leve bom dia! Desculpe-me a demora em postar novos dados, acontece que eu resolvi seguir o conselho de Sara e Ísis e descansar algumas horinhas para acompanhar as coisas no segundo tempo. Vale ressaltar que nem só de likes vive uma pessoa, antes alguns transtornos pessoais precisam ser resolvidos... É época da dissertação, da inserção do projeto na Plataforma Brasil e uma série de outras coisas que vão linkando a nossa vida pessoal a nossa vida acadêmica, nos obrigando a fazer escolhas.             Saindo do escanteio, hoje vamos dialogar sobre ESPAÇOS HÍBRIDOS, MULTIMODAIS, PERVASIVOS E UBÍQUOS e eu gostaria de começar com um breve relato a partir do áudio que recebi de Ísis, que me ajudou a filtrar esses conceitos e a dinamizar as minhas leituras. ...